top of page
Folha branca


CONSULTORIA

O serviço de consultoria é destinado a escolas e instituições de ensino e tem como foco o contexto institucional e a intervenção em grupo. Os dispositivos clínicos de escuta, construídos por meio de pesquisas psicanalíticas no campo social, viabilizam as intervenções sustentadas na ética da Psicanálise, para além do dispositivo clínico tradicional, ou seja para além do consultório da psicanalista de modo que a escuta psicanalítica possa operar também no contexto educacional.

 

O trabalho de consultoria envolve as entrevistas iniciais, momento em que acontece a escuta e acolhimento da demanda com o intuito de identificar, na trama discursiva de cada instituição, as manifestações do mal-estar e sofrimento psíquico tanto de estudantes adolescentes quanto de educadores; a construção da proposta de intervenção, implementação e avaliação. Além da fundamentação teórica da psicanálise, são tecidos diálogos com outros campos tais como as Ciências Sociais, Educação, Filosofia e a Literatura.

 

O que são os dispositivos clínicos de escuta?

Os dispositivos clínico-políticos de escuta se constituem a partir de diferentes estratégias de operação da escuta psicanalítica no campo social. Nesse sentido, a escuta clínica nos contextos educacionais vai depender dos dispositivos utilizados para torná-la viável. Se no âmbito do de um setting clínico tradicional, a escuta da psicanalista se dá entre as quatro paredes do consultório e pela via dos atendimentos individuais, através dos dispositivos clínico-políticos a escuta psicanalítica pode se fazer presente em outros espaços para além do consultório da psicanalista, considerando a dimensão da subjetividade mas sem reproduzir, contexto institucional, o modelo de atendimento clínico que acontece no consultório. As estratégias de intervenção, através dispositivos clínico-políticos de escuta, possibilitam percorrer os meandros das instituições educacionais incluindo o sujeito do inconsciente, o método e a ética psicanalítica. Os dispositivos clínico-políticos de escuta tem sido desenvolvidos através de pesquisas psicanalíticas desenvolvidas em diferentes universidades brasileiras, embasadas em ampla sustentação teórica e prática. 

©2025 por Patrícia Fagundes. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page