top of page
Folha branca

 

 

 

 

 

Atendimento Clínico 

Diante da predominância quase infinita de modalidades de tratamento para o sofrimento psíquico, crianças, adolescentes e adultos tornaram-se passíveis de promessas objetivas e pragmáticas. Tanto no que se refere ao diagnóstico quanto ao tratamento das psicopatologias. 

Essas construções discursivas muitas vezes desconsideram a dimensão falante do ser humano. Aspecto que tem como ponto de articulação a linguagem e seu valor subjetivo. A partir da método psicanalítico, a direção do tratamento não consiste em dirigir o tratamento em função do sintoma. Mas, em pensar o sintoma como uma mensagem que diz respeito ao sujeito do inconsciente. 

Em meu consultório, localizado na cidade de Porto Alegre e também na modalidade on-line, recebo diariamente pessoas de todas as idades que buscam, no encontro com a analista, por meio de um tratamento psicanalítico, endereçar o mal-estar e do sofrimento psíquico, com vistas a abertura de possibilidades para a elaboração de suas angústias e a construção de uma narrativa de autoria singular.

A escuta da queixa inicial se dá a partir da primeira sessão, quando se iniciam as entrevistas preliminares com vistas à construção da direção do tratamento. Neste espaço das entrevistas preliminares são esclarecidas as dúvidas no que diz respeito ao método psicanalítico e estabelecidas as condições para que o tratamento aconteça, bem como são definidas as combinações acerca da frequência e do pagamento.

©2025 por Patrícia Fagundes. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page